Quais as principais vantagens de utilizar estruturas metálicas em grandes construções?

Quais as principais vantagens de utilizar estruturas metálicas em grandes construções.

A construção civil possui uma grande diversidade ao escolher os materiais e recursos que serão utilizados em uma determinada obra. As edificações variam desde alvenaria, concreto, madeira, aço, entre outros. Os engenheiros prezam sempre por inovação, redução de custos e menor tempo de obra, e pensando nisso, o aço pode ser a opção ideal.

Afinal, o aço vem ganhando mais espaço nos últimos séculos ao redor do mundo, porém no Brasil ainda é pouco falado se comparado ao concreto, por exemplo, mas, aos poucos vem ganhando também seu espaço.

Por isso, queremos abordar ao longo desse artigo, as principais vantagens do aço e como ele pode ser muito mais viável para o seu projeto e grandes construções.

Se você tem dúvidas sobre as vantagens do aço na construção, confira o que preparamos para você!

 

Aço na Construção Civil

Desde de que o aço foi introduzido na construção civil no Brasil, ele tem permitido aos profissionais do ramo, como engenheiros, arquitetos e construtores, um jeito de construir muito mais moderno, prático e versátil.

Além de ser possível pensar em construções maiores e com grandes vãos, ainda temos maior liberdade do projeto, maior preservação do meio ambiente, compatibilidade com outros materiais, facilidade de transporte, manuseio e etc…

Veja mais algumas vantagens desse material que veio para revolucionar a construção civil!

 

Menor tempo de execução

Como as estruturas são pré-fabricadas, e as peças chegam prontas, ou seja, apenas para serem montadas no local, isso pode reduzir em até 40% o tempo de uma obra em relação aos métodos convencionais, pois existe a possibilidade de trabalhar nas fundações simultaneamente com a fabricação das estruturas.

 

Antecipação de ganho

Com o aço, a construção é finalizada muito mais rápido, sendo assim, isso reduz custos e ainda, pode trazer retorno de investimento muito mais rápido para o cliente.

 

Alivio de carga nas fundações

Por se tratar se um material mais leve que o concreto, as estruturas em aço podem trazer uma economiza de até 30% nas fundações.

 

Maior área útil

As vigas e os pilares metálicos, são mais estreitos se comparados ao de concreto. Isso aumenta a área interna e as distancias entre os pilares, resultando em um melhor aproveitamento de espaço.

 

Maior limpeza e organização no canteiro de obras

Ao contrário de outros métodos convencionais, as estruturas em aço permitem, uma maior organização no canteiro de obras, uma vez que as peças já chegam prontas, e não há necessidade de grandes depósitos de areia e cimento por exemplo.

Além de um ambiente limpo e organizado, contribui diretamente na redução de acidentes de trabalho.

 

Resistência a corrosão

Outra vantagem na aplicação do aço, é a alta resistência a corrosão que ele possui. E ainda existe a opção do aço galvanizado que aumenta quatro vezes mais a durabilidade se comparado ao aço comum.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a aplicabilidade do aço na construção civil? Como pode ver, as vantagens do uso do aço são grandes, porém, vale lembrar que cada obra tem suas características e peculiaridades e deve ser feita uma análise completa antes de se fazer a melhor escolha.

Nós da Coberaço temos um departamento de engenharia especializado no projeto e execução de estruturas metálicas, e realizamos cada projeto de acordo com a necessidade de cada cliente.

Para maiores informações, entre em contato conosco!

 

Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *